Subscribe Now
Trending News

Pontos Turísticos – Cultura e História

Estação Ferroviária e Espaço Cultural Caio Pisani

Construção em madeira datada de 1910, recentemente restaurada, preserva todas as suas características originais. Tombada como Patrimônio Histórico Público Municipal, abriga a Secretaria de Turismo e Eventos e o Espaço Cultural Caio Pisani que conta a história da restauração e os processos de modificações da Estação Ferroviária ao longo dos mais de 100 anos.

Praça Darcy Casagrande

A Praça Municipal Darcy Francisco Casagrande A Praça que leva o nome de um dos primeiros prefeitos municipais, recentemente restaurada tem como principal atrativo o espelho d’água que retrata o pássaro Tangará – que dá nome à cidade – o trabalho manual em pastilhas de azulejo traz a réplica em cores do pássaro com uma lâmina d’água que o torna atrativo. Outro destaque é a fonte “O Sonho de Ícaro” já mencionada.

Fonte “Sonho de Ícaro” Monumento idealizado e construído por um escultor tangaraense em homenagem a Capital Catarinense do Voo Livre – título que Tangará possui – A fonte está localizada na Praça Municipal e faz uma referência ao personagem da mitologia grega – Ícaro – que após ser preso juntamente com o pai no labirinto do Minotauro construiu asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivota, desta forma conseguiu fugir.

Praça dos Monumentos

A praça tem em seu centro dois importantes monumentos que caracterizam as principais atividades econômicas do município. Um monumento em homenagem às indústrias de papel e outro que lembra a produção de uvas e vinho.

Morro Agudo

Tangará é a Capital Catarinense do Voo Livre e tem em seu cartão postal O Morro Agudo, situado no interior do município, a 8 km do centro, e que do alto de seus 1.075 metros possui as melhores condições térmicas para prática de Voo Livre sediando etapas de campeonatos, Catarinense e Sul Brasileiro de Parapente. Além do esporte de aventura a prática de ecoturismo é bastante favorável, para os mais aventureiros podendo se chegar ao topo do morro a pé, de bike, moto ou em veículos off Road por trilhas ou estradas íngremes por entre vegetação e paisagens de tirar o fôlego, já para quem gosta de apreciar a natureza com menos aventura pode-se chegar ao topo do morro de carro. O cicloturismo é uma ótima pedida para quem gosta de aliar belas paisagens, esporte e aventura.

O principal ponto turístico do município conta com  uma das melhores rampas de parapente do Brasil. O Morro Agudo passou a ser um local de destaque a partir da descoberta acidental feita por um ex- piloto de aviação, que em um de seus voos identificou o Morro como um possível ponto para o salto de asa delta. O primeiro voo de asa delta foi realizado no dia 08 de março de 1988 por Ricardo Pichler Jr. e Saul Perin, pousando na Fazenda Raquel.