Subscribe Now
Trending News

Conheça Tangará

História

Os primeiros imigrantes, de origem portuguesa, chegaram nessas terras em 1910 com a construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, nesta ocasião apenas poucos índios e caboclos eram aqui encontrados.

Em 1918, italianos e alemães iniciaram a colonização de Rio Bonito, que em 1948 se emancipou e em 1949 passou a se chamar Tangará, nome inspirado por seus habitantes de alegria contagiante e remetido ao pássaro Tangará, de cores fortes e personalidade alegre.

O Turismo está estruturado nos segmentos de: enoturismo, turismo gastronômico, turismo rural, turismo religioso e turismo de esporte e aventura.

O povo tangaraense alegra-se em receber a todos que visitam a sua terra e oferece a experiência do bucólico viver na roça, através da visitação as vinícolas, o delicioso sabor da gastronomia típica italiana, alemã e campeira, o aconchego das pousadas, visitação ao Museu da Vitivinicultura Catarinense, observação e colheita de frutas em pomares e vinhedos e a prática de esportes de aventura e ecoturismo, através do Voo livre e trilhas – a pé, de bike, moto ou em veículos off road.

 

 

Enoturismo

As primeiras mudas de videiras vieram do Rio Grande do Sul para Tangará em 1921, trazidas por descendentes de italianos. Em 1924 já se produzia os primeiros vinhos que eram servidos na chegada dos trens a Rio Bonito, momento de muita festa e alegria e comercializados nas comunidades próximas.

O cultivo e a industrialização da uva em grande escala, aliada a sua qualidade e diversidade, faz Tangará se destacar no estado de Santa Catarina como o maior produtor de uva, e um dos mais expressivos produtores de vinho, justificando a denominação: “Terra dos Bons Vinhos”.

 

 

Turismo de Religiosidade

Santo Antônio de Pádua é o padroeiro de Tangará. No dia 13 de junho é feriado no município em honra a Santo Antônio, a paróquia realiza uma grandiosa festa com programação que inicia treze dias antes da festa.

Desde 2017, a paróquia Santo Antônio possuiu uma relíquia do santo, trata-se de artefatos pessoais ou partes do corpo de um santo. O relicário autêntico foi trazido da Itália, por um grupo de empresários tangaraenses, a relíquia fica exposta na igreja matriz, localizada no centro da cidade.

A Matriz tem uma exuberante estrutura, com um altar entalhado em madeira e lindos vitrais, aliados à arte da via sacra, retratado em painéis nas laterais da Igreja. A paróquia de Santo Antônio atende as 33 capelas comunitárias, espalhadas em sua extensa área rural.

 

 

Turismo de Esporte e Aventura

 

Voo livre

Tangará leva o título de Capital Catarinense de Voo Livre, tendo ponto de voo livre considerado um dos melhores locais do Sul do Brasil para a prática de parapente, o Morro Agudo, maior atrativo turístico de Tangará tem 1.075m de altitude e está localizado a 8 km do centro da cidade. Os voos são organizados pelos Clubes: Voo Livre Tangará e Vale do Vinho de Parapente.

 

 

Turismo Rural: Circuito de Caravaggio

A imigração no Brasil trouxe diversidade para o país, formando sua identidade rica em misturas. Parte deste legado pode ser vivenciada ao longo do Circuito Caravaggio, que reúne belezas naturais, vinícolas e tradições.

Inaugurado em fevereiro de 2019, o Circuito de Caravaggio está localizado na área rural de Tangará, em um percurso de 25 km integrando sete propriedades, onde é possível experienciar a gastronomia, a observação de belas paisagens, a degustação de vinhos e produtos artesanais, a religiosidade, a hospedagem e esportes, entre outros atrativos.

 

 

Conheça Tangará!

Localizada no meio-oeste de Santa Catarina, Tangará é uma terra acolhedora, cheia de atrativos e que espera por você! Venha Conhecer Tangará.